quarta-feira, 16 de março de 2011

IMOVEL ESTAR ALUGADO OU À VENDA

Muitos có-proprietários que possuem seu imóvel alugado ou à venda não participam das assembléias e acreditam que não precisam mais se preocupar com o valor do condomínio, pois este será pago pelo seu inquilino ou um novo condômino. Os inquilinos em sua maioria não possuem procurações para poder opinar em nome dos có-proprietários. Tendo conhecimento dos principais motivos da omissão, cabe ao síndico lutar contra essa situação não deixando ser levado por poucas e boas conversas de locatários que se quer tem responsabilidades com as coisas de sua casa.
Por uma questão lógica passo a alguns proprietários de bens imóveis que quanto mais alto é o condomínio, encontrará sempre dificuldades em vender ou alugar o bem, na prática na demanda do mercado (aluguel/venda), seu morador poderá ser um provável indimplente.

RESPEITO

O desejo de respeito é a necessidade que as pessoas possuem de ser queridas, a sensação de que os outros gostam de sua companhia e queiram mantê-la, as pessoas procuram afeto e integração com as demais.
É fundamental que o síndico procure criar um ambiente onde o respeito prevaleça em qualquer situação. Infelizmente, é comum, sobretudo nas assembléias, mediante as discórdias de opiniões, atitudes desrespeitosas, como agressões orais, sendo o morador isolado do grupo e, muitos a se isolar, mesmo quando solicitados para importantes decisões, esses fatos poderão justificar o baixo número de comparecimento às assembléias.

RECONHECIMENTO

O desejo de reconhecimento caracteriza-se pela vontade de ser alguém, aos olhos dos vizinhos, todo indivíduo sente necessidade de ser considerado importante pelo semelhante, sendo que para alguns membros do grupo esse desejo é mais acentuado que para outros.
A decisão de um morador de candidatar-se ao cargo de síndico pode ser motivada pela busca de reconhecimento, posição e consideração. Dependendo da maneira de conduzir a gestão, de fato ele poderá obter todos esses atributos naturalmente, mas, caso não consiga harmonizar o condomínio, apenas terá o cargo, não contando com o reconhecimento e muito menos a consideração. Seria importante que os síndicos evidenciassem sempre em suas atitudes que todos os moradores possuem o mesmo grau de valor, evitando o favorecimento de alguns em detrimento de outros. Estariam assim criando a possibilidade para que mais pessoas venham a participar da vida condominial, a falta de atenção por parte do síndico a esses desejos poderá trazer frustações, tornando alguns moradores inconvenientes, provocadores de tumultos e discutidores. Um exemplo claro para essa afirmação seria o comportamento indesejado de alguns nas assembléias.

NOVAS EXPERIÊNCIAS

Esse desejo ou motivação é satisfação pelo contato com novos conhecimentos, pela procura ou criação de situações sociais nas quais os indivíduos se envolvem, adquirindo e aceitando novas e diferentes responsabilidades e encargos. Um grupo desmotivado em conseguir novas experiências poderá criar meios de desorganizar o grupo para manter a situação atual. Poderá encontrar pessoas que compartilhem a sua opinião e formará com elas uma facção unida, voltada mais para seus interesses do que para as atividades da maioria das pessoas que compõem o condomínio.
Às vezes essas atitudes no início não são conscientes, como, por exemplo, os problemas causados pelas crianças por não cumprirem o regulamento interno, seus pais ao contrário do que se espera, não adotam nenhuma atitude corretiva, persistindo os acontecimentos, tornam-se crônicos, causando prejuízo aos outros moradores, que também vão se tornar insatisfeitos e relutarão em participar das atividades do grupo.