segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DECISÕES DA JUSTIÇA

Fiquei surpreso em saber que a JUSTIÇA DE SÃO PAULO, restringiu o uso da área comum e o corte de água de condôminos inadimplentes. As medidas consideradas polêmicas pelo setor abrangem precedentes e tem sido utilizados em prédios com medição individual, ou seja um hidrômeto por apartamento, no Rio de Janeiro os condomínios começam a se mobilizarem em assembléias para tratarem do assunto, punindo maus pagadores e colocando seus nomes no SPC, para resgatar suas dívidas. Especialistas em administração pedem cautela para evitar possiveis ações, vejamos que estas decisões ainda cabem recursos, logo podem vir a serem modificadas. Como especilista da área peço aos meus clientes que aguardem as decisão do pleno do STJ.

CONDOMÍNIOS E ÉTICA

Parece duvidoso levar-mos esta discursão em pauta, mais sempre que existe a MORALIDADE E ÉTICA, existe uma conduta correta e um dever cumprido do administrador. Assim vejamos que o amadorismo a muito deixou de estar presente na administração condominial, com a correria da população para as regiões metropolitanas ocasinando uma grande concentração nas regiões, vindo a surgir a verticalização das morádias como solução.
O mundo moderno trouxe para os administradores de condomínios à adaptação a nova realidade, levando em conta a complexidade e as rápidas e constantes mudanças. Aí se discute que em todas as atividades em que ocorrem mudanças com certa velocidade, será preciso que envolvidos procurem fazer as suas adatações, não sendo diferente com os síndicos,moradores, funcionários, profissionais e empresas ajustem suas atividades tornando-a mais eficientes e lucrativas. Como toda empresa o condomínio também passam por experiência desagradáveis, como vícios no orçamento, escolha pessoal por prestadores de serviços, os administradores de condomínios tem papel importante para sanar e regularizar o setor, capacitação profissional tende a levar o profissionalismo e impossibilitando ações indesejáveis qualquer que seja a origem.
Ética na gestão é ouvir sugestões e ser isento nas deliberações, democracia é acatar as opiniões mesmo sendo contrário a sua, assim resgatar a credibilidade será papel fundamental dos administradores condominiais. A transparência, profissionalismo, ética, capacitação, devem ser o princípio básico de um bom administrador.